
-
Arquitetos: Rumo Arquitetura
- Área: 55 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Julia Novoa
-
Fabricantes: Colormix, Dalle Piage, REKA

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na Vila Mariana, o apartamento de 55m² foi pensado e planejado para proporcionar conforto, praticidade e tranquilidade para um casal com um bebê, garantindo a identidade proposta pelo casal desde o início e estudos preliminares do projeto.

Um dos grandes desafios desse projeto foi trabalhar com uma planta muito inflexível por conta de quase todas as paredes do apartamento serem de concreto e portanto, estruturais. Apesar disso, conseguimos repensar o layout da cozinha e aumentar o banheiro, um ambiente muito pequeno para uma família de 3 pessoas.

Demos uma atenção especial ao lindo piso de taco de madeira existente no apartamento, que reformamos e mantivemos no projeto. Procuramos em todos os ambientes otimizar a iluminação natural do apartamento, principalmente na cozinha, por conta de ser o local das refeições, onde propusemos divisórias em serralheria e vidro aramado, pela falta de janelas existentes. Também utilizamos a marcenaria em tons coloridos para trazer mais originalidade.

A sala se destaca por seus elementos em concreto aparente, a parede trazendo uma área para acomodar as bicicletas dos moradores e o rack que se entende até a entrada trabalhando também como banco e sapateira para quem chega, trazendo uma ideia de continuidade e funcionalidade. O rádio antigo era do avô do proprietário e foi um mobiliário que quisemos destacar, junto com as prateleiras cheias de livros e objetos pessoais do casal.


O corredor em laranja dá acesso às áreas mais privativas do projeto. Para o quarto do casal procuramos aproveitar ao máximo o espaço do armário, criando então uma sapateira menos profunda no acesso do quarto e usando esse elemento como destaque através da cor. Tiramos partido das paredes estruturais e descascamos a parede da cabeceira, deixando o concreto aparente, conversando com o painel ripado e as arandelas no mesmo material.

Os moradores necessitavam conciliar o quarto do bebê com um home office e para isso desenhamos uma marcenaria integrada em uma peça em L, funcionando como armário, escrivaninha, trocador, gerando espaço para armazenagem tanto para os pais, quanto para o bebê.




















